Terça, 20 08, 2019

Tai Chi Chuan- Saúde e Equilíbrio

A teoria mais conhecida sobre a origem do Tai Chi Chuan é que em 1200 d.C. o monge Taoísta Chang San-Feng fundou um templo na Montanha Wudang, para a prática do Taoísmo,visando o supremo desenvolvimento da vida humana. Mestre Chang enfatizou a harmonia do Yin/Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e da habilidade física, a meditação natural, bem como, movimentos naturais do corpo propulsados por uma energia interna que deveria ser desenvolvida a um certo nível de aquisição. Este complexo sistema de práticas recebeu o nome de Tai Chi Chuan. O Templo Wudang ainda existe, e os monges taoístas que lá vivem ensinam as Artes Marciais Wudang. É interessante saber que existe um estilo chamado Wudang Taijiquan praticado no Templo. Suas posturas carregam pouca semelhança com os estilos principais praticados hoje, apesar de muitas características comuns, no que diz respeito à técnica e aos princípios, dos Estilos Tradicionais. Existem pelo menos cinco estilos descendentes diretos do Tai Chi de Wudang:

- Chen,

- Yang,

- Wu,

- Wu Hao

- Sun.

O Tai Chi Chuan tomou vários rumos diferentes após sair do Templo para o mundo. O ramo que mais se propagou foi o que propicia benefícios à saúde, revestido de conceitos da filosofia, da medicina de outras ginásticas terapêuticas chinesas, sem destacar completamente o aspecto de arte marcial, sendo usado em lutas e competições também.

Como teve uma grande evolução, em 1956, na cidade de Pequim, quatro mestres de Tai Chi foram convidados pelo Comitê Esportivo Nacional Chinês, para criar uma sequência padronizada, que recebeu o nome de Tai Chi Chuan estilo de Pequim. Assim, foi criada uma linha de Tai Chi com todos os estilos, publicando apostilas oficiais focando a propagação de uma forma mais simplificada  para o mundo todo. Em nossa Associação, o Tai Chi Chuan desenvolvido é seguindo o estilo Yang, um dos estilos mais conhecidos no mundo. Com a aula voltada para outros estilos, Pa Tuan Chin (Baduan jin) e formas de competição.

Nossos Parceiros